O Significado de Yoga

 

O Yoga (योग) é uma filosofia prática que visa a libertação do indivíduo através do reconhecimento da sua verdadeira natureza.

Vem da raíz sanscrita Yug que significa unir. A união de si com o todo.

Apesar de o Yoga ser apenas um, existem diferentes caminhos ou ramos dentro dele que dialogam entre si. Cada pessoa pratica aquilo que está preparada para praticar. Cada yogi constrói seu próprio caminho. As maneiras mais conhecidas de Yoga são:

–    Karma Yoga: Yoga da ação desinteressada

–    Bhakti Yoga: Yoga baseado na devoção

–    Jñāna Yoga: Yoga do conhecimento

–    Mantra Yoga: Yoga do som sutil

–    Haṭha Yoga: equilíbrio das energias internas

हठयोग Haṭha Yoga

É o tipo de Yoga mais conhecido e praticado no Ocidente. É um sistema bem elaborado de técnicas psico-fisilógicas que buscam equilibrar e harmonizar o corpo, a mente e as emoções.

Incluem os seguintes exercícios:

–   षटकर्म ṣaṭkarma :: purificação interna

–   आसन āsanas :: posturas

–   प्राणायाम prāṇāyāmas  :: exercícios respiratórios

–   बन्ध bandhas :: travas energéticas

–   मुद्रा mudrā :: gestos psíquicos

Ha-ṭha Yoga se traduz literalmente como Yoga da força, ou Yoga físico. A prática física é um momento único de observação e contemplação para entendimento do Eu. O Haṭha Yoga prepara o corpo físico e energético para podermos seguir em frente no caminho para o autoconhecimento.

Os oito passos do Aṣṭāṅga Yoga de Patañjali

A palavra sânscrita aṣṭāṅga vem das raizes, aṣṭau – oito,  e aṅga – partes. Assim traduz-se  Aṣṭāṅga Yoga como o Yoga em oito partes.

Os fundamentos filosóficos do Aṣṭāṅga Yoga estão em um livro chamado Yoga Sutras e é considerado o texto mais importante do Yoga clássico. Nele Patañjali sistematiza todo o conhecimento e sabedoria do Yoga. Esses sutras são um estudo da psique humana e mostra como através da prática de Yoga aprendemos sobre nós mesmos, conseguimos o controle da mente e das emoções. Supera-se então todos os obstáculos no caminho da evolução espiritual afim de se alcançar o objetivo final do Yoga, a libertação. Patañjali define Yoga como yogaścitta-vṛtti-nirodhaḥ”, ou seja, Yoga é a cessação da [identificação com] as modificações da mente. Para então alcançar esse objetivo ele descreve um caminho em oito passos.

1- यम: yama – proscrições éticas

1. não violência ::: ahiṁsā

2. veracidade ::: satya

3. não roubar ::: asteya

4. não desvirtuamento da sexualidade ::: brahmacharya

5. desapego ::: āparigrahā

2- नियम: niyama – prescrições éticas

1. purificação ::: śaucha

2. contentamento ::: santoṣa

3. esforço sobre si próprio ::: tapaḥ

4. auto-estudo ::: svādhyāya

5. entrega a Īśvara ::: Īśvara praṇidhānā

3- आसन āsana  posições físicas. O āsana deve ser estável e confortável e seu objetivo é purificar, fortalecer e relaxar o corpo para as próximas etapas.

4- प्राणायाम prāṇāyāma  expansão da energia vital no corpo. Respiração e mente estão intimamente conectados, a partir desses exercícios o praticante começa o despertar de sua consciência.

5- प्रत्याहार, pratyāhāra – introspecção. É a abrstração dos sentidos, é quando consegue-se parar de prestar atenção nos estímulos externos e voltar a atenção para o interior.

6- धारणा dhāraṇā –  concentração. É conseguir manter a mente concentrada em um só ponto.

7- ध्यान dhyāna –  meditação. Quando a mente consegue permanecer focada em um só ponto por um período de tempo. Não há envolvimento do sujeito e do objeto, apenas observação.

8 – समाधि samādhi –  Contemplação. Atingir o  samādhié atingir o Yoga, é atingir a iluminação.

Estas oito partes, ou oito passos, são como ramos de uma árvores, naturalmente são ligados entre si e dependem um do outro. Essa é a base da filosofia tradicional do Yoga.

Namaste

Patrícia de Abreu

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